A Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social. Em outras palavras, somos o movimento estudantil de comunicação do Brasil, anticapitalista, que entende o acesso à informação como um direito de todos e todas e luta para democratizá-lo. Surgimos em 1991 enquanto executiva, mas já nos anos 70 se tem notícias sobre a organização das e dos estudantes da área e suas mobilizações para articularem-se nacionalmente.
​
Desde então, realizamos encontros nacionais e regionais para discutir nossos posicionamentos e ações em relação às nossas principais causas, ou o que chamamos de nossas bandeiras de luta. São elas: A Democratização da Comunicação, a Qualidade de Formação do Comunicador e o Combate às Opressões. A partir daí, aprofundamos os debates nos grupos de estudo e trabalho (GETs) e setoriais, via internet, e coletivos locais.
​
Os coletivos locais, bem como os centros e diretórios acadêmicos, são os meios através dos quais cada militante atua de forma mais direta, levando as discussões da Executiva para suas faculdades. Entendemos também a importância do diálogo para além das academias, buscando construir uma comunicação a serviço dos trabalhadores e das trabalhadoras, ampliando nosso debate para toda a população.
​
Sobre nossa política de finanças, não aceitamos financiamento de nenhum partido político ou instituição. Contamos com doações de CAs e DAs e com nossas próprias atividades, como campanhas e vendas.
​
A Enecos no facebook: https://www.facebook.com/Enecos/